• Facebook
AT Porto e UTAD assinalaram Dia Paralímpico com actividades de TCR

AT Porto e UTAD assinalaram Dia Paralímpico com actividades de TCR


No passado dia 28 de Março, a equipa técnica liderada pelos professores Rui Silva (Director Técnico da AT Porto) e Albino Mendes (Coordenador do Fomento) através da FPT promoveu o Ténis em Cadeira de Rodas (TCR) no Dia Paralímpico da UTAD.

Depois de um colóquio, da parte da manhã, da parte da tarde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar na prática sete modalidades em ambiente paralímpico, sendo o TCR uma delas, e a receptividade não podia ter sido melhor!

A AT Porto vê uma enorme importância nesta modalidade para o fomento do ténis em geral nos dias de hoje. É uma modalidade apaixonante e muito inclusiva, uma vez que qualquer pessoa que use cadeira de rodas pode dirigir-se a um clube e treinar normalmente com qualquer jogador. Este interesse pela modalidade faz-se notar pelo crescente número de clubes interessados em receber jogadores de TCR, treinadores empenhados em especializar-se nesta modalidade, instalações mais bem preparadas para acolher jogadores e eventos, apoio da FPT a nível de equipamento e, claro, um fenomenal entusiasmo e empenho por parte dos jogadores.

Mediante esta conjuntura, a AT Porto tem vindo a incrementar o apoio e fomento do TCR na região, com provas como o Campeonato Regional (3ª edição este ano) que será realizado no CSNA, o único em Portugal até ao momento, além de três provas nacionais (Lousada TA, já realizada, CT Marco e CS Nun’Álvares) e uma prova internacional, no CT Porto. Há também um plano de cooperação com o Departamento TCR da FPT para realização de Estágios (Fevereiro e Outubro), uma colaboração com a Associação Portuguesa de Treinadores de Ténis para uma acção de formação de TCR para treinadores nesta região, além de outras iniciativas de fomento e incentivo da modalidade.