• Facebook
Nortenhos em destaque no Campeonato Nacional Absoluto

Nortenhos em destaque no Campeonato Nacional Absoluto


Foram vários os tenistas provenientes da região AT Porto que se destacaram no Campeonato Nacional Absoluto deste ano de 2017, que se realizou em Sintra, na Beloura Tennis Academy. No final, foram conquistados quatro troféus por jogadores nortenhos.

A prova teve início no dia 5 de Novembro com os encontros relativos aos quadros de qualificação. Na Qualificação de singulares masculinos, os tenistas de clubes AT Porto estiveram em grande destaque: de entre as oito vagas para o quadro principal via qualifying, seis foram conquistadas por jogadores nortenhos. Francisco Faria (CTA Prova), Hugo Maia (CT Braga), Afonso Vaz Viana (ET Maia), Tomás Almeida (LTC Foz), José Perez (CT Porto) e Gonçalo Andrade (Boavista FC) superaram, assim, os adversários de fase inicial.

Já no quadro principal de masculinos, João Sousa (Open VS), Francisco Cabral (CT Porto) e João Monteiro (LTC Foz) eram cabeças-de-série, Gonçalo Ferreira (CT Braga) conseguiu entrada directa e Luís Faria (Open VS) recebeu wildcard. O actual nº1 português e 59º no ranking ATP, João Sousa, conseguiu fazer valer o seu estatuto de principal favorito à vitória, ultrapassando todos os “obstáculos” rumo à conquista do seu primeiro título como campeão português de ténis. Na final do quadro, Sousa bateu o jogador-surpresa da prova, Daniel Rodrigues, pelos parciais de 6-3 e 6-1.

Na variante de pares masculinos, a jovem dupla de jogadores do LTC Foz Manuel Almeida/Tomás Almeida conseguiu, apesar de não ter estatuto de favorito no quadro, alcançar a final e sagrar-se vice-campeã nacional da variante. A dupla cedeu na final por duplo 6-3 perante Nuno Deus e Bernardo Saraiva.
 
Francisca Jorge faz “dobradinha” e M. Inês Fonte surpreende

O quadro principal de singulares masculinos foi dominado pelas tenistas nortenhas quase em toda a linha: Francisca Jorge (CT Guimarães) e Maria Inês Fonte (ET Maia) de 17 e 15 anos, respectivamente, exibiram-se a um excelente nível na contenda.

Enquanto Francisca Jorge fez valer o favoritismo frente a Vera Carvalho (6-2 e 6-0) e Leonor Oliveira (duplo 6-0) nas duas primeiras rondas da competição, Maria Inês Fonte, que recebeu wildcard para o quadro, eliminou primeiro a qualifier Inês Teixeira por 7-5 e 6-1, enfrentando e batendo depois a nº2 nacional e 583ª no ranking WTA, Inês Murta, pelos parciais de 6-1 e 6-2. O bom percurso de Fonte viria a ser interrompido pela amiga e sua habitual companheira de pares, F. Jorge, nas meias-finais, com um duplo 6-4.

Na final do torneio, frente à melhor cotada e hexacampeã nacional Maria João Koehler, jogadora que começou a carreira no CT Porto, Francisca Jorge fez valer o seu talento e venceu em dois sets: 7-6(2) e 6-2. A campeã regional e nacional sub18 conseguiu, assim, sagrar-se campeã nacional absoluto pela primeira vez.

Na vertente de pares femininos, M. I. Fonte e F. Jorge voltaram a ser protagonistas, desta vez como companheiras. Depois de deixar para trás Vera Carvalho/Mafalda Soares, a dupla da ET Maia composta por Rita Silva/Carolina Cardoso e a dupla 1ª favorita, Inês Murta/Cláudia Gaspar coube ao par Jorge/Fonte defrontar, na final, Rita Pinto e Ana Filipa Santos. Neste embate, a dupla nortenha voltou a sair por cima e venceu por 6-3 e 6-2, sagrando-se campeã nacional de 2017.

Em pares mistos, Cláudia Gaspar e José Ricardo Nunes são os novos campeões nacionais, enquanto Cláudia Cianci e Gonçalo Pereira são vice-campeões.
 
Foram estes os jogadores e jogadoras de clubes AT Porto presentes no Campeonato Nacional Absoluto de 2017:
 
Singulares Masculinos
João Sousa – Open VS: Campeão Nacional 2017
João Monteiro – LTC Foz (quartos-de-final)
Francisco Cabral – CT Porto (quartos-de-final)
Gonçalo Ferreira – CT Braga (QP)
Luís Faria – Open VS (2ª ronda)
Francisco Faria – CTA Prova (2ª ronda QP via Q)
Hugo Maia – CT Braga (QP via Q)
Afonso Vaz Viana – ET Maia (QP via Q)
Tomás Almeida – LTC Foz (2ª ronda QP via Q)
José Perez – CT Porto (2ª ronda QP via Q)
Gonçalo Andrade – Boavista FC (2ª ronda QP via Q)
Tiago Almeida – ET Maia (Q)
Guilherme Valdoleiros – ET Maia (Q)
Francisco Rocha – ET Maia (Q)
Bernardo Branco Teixeira – CT Porto (Q)
José Pedro Ferreira – CT Braga (Q)
João Pedro Martins – ET Maia (Q)
Manuel Almeida – LTC Foz (Q)
Francisco Oliveira – LTC Foz (Q)
 
Pares Masculinos
Manuel Almeida/Tomás Almeida: vice-campeões nacionais 2017
Miguel Ramos/Francisco Oliveira - LTC Foz (2ª ronda)
Francisco Cabral/Gonçalo Falcão (quartos-de-final)
Francisco Faria/Gonçalo Andrade (1ª ronda)
 
Singulares Femininos
Francisca Jorge – CT Guimarães: Campeã Nacional 2017
Maria J. Koehler: Vice-campeã Nacional
Maria Inês Fonte – ET Maia (meias-finais)
Rita Moreira Silva – ET Maia (Q)
Carolina Cardoso – ET Maia (Q)
 
Pares Femininos
Francisca Jorge/Maria Inês Fonte: Campeãs Nacionais 2017
Rita Moreira Silva/Carolina Cardoso (2ª ronda)