• Facebook
Projecto de Fomento AT Porto apresentado no Congresso da RFET

Projecto de Fomento AT Porto apresentado no Congresso da RFET


Decorreu, nos dias 1 e 2 de Dezembro, o XIV Congresso Nacional de Ténis da Real Federación Española de Tenis (RFET), para o qual a Associação de Ténis do Porto foi convidada a marcar presença.

Uma vez que a temática desta edição do congresso se centrou no “Desenvolvimento de jogadores desde a formação até à alta competição”, o prof. Rui Silva, na qualidade de Coordenador Técnico da AT Porto, apresentou o Projecto de Fomento da AT Porto, nomeadamente na região do Tâmega e Sousa.

Além de expor o sistema de implementação do ténis na região, que rapidamente alcançou uma dimensão nacional ao nível de infraestruturas e organização de provas, foi ainda abordado o programa que, perante um fulcral apoio do Desporto Escolar do CAE Tâmega, está a ser desenvolvido pelo prof. Albino Mendes: o Programa “A Minha Escola Tem Ténis”. Este programa está enraizado em escolas de Lousada e Vizela, aproximando a modalidade dos mais novos, e muito influenciando para que, hoje, esta seja a região com o maior número de praticantes e federados de ténis do país.

O sucesso do Programa “A Minha Escola Tem Ténis” é, assim, um case study e serviu ainda de base à reformulação do Programa Clube Play & Stay da Federação Portuguesa de Ténis.

Toda esta conjuntura levou a que, no passado fim-de-semana, o Ténis tenha sido considerado como Modalidade do Ano em Lousada na Gala do Desporto do município.

O convite por parte da RFET para marcar presença no XIV Congresso Nacional advém da estreita cooperação que a AT Porto tem mantido com o ténis espanhol, com especial destaque para a Galiza, através do projecto Ténis Atlântico. Esta proveitosa cooperação com várias regiões de Espanha, como a Federación Gallega de Tenis, a Federación de Ténis da la Comunidad Valenciana e com a Federación de Tenis de Madrid, vai desde a formação de jogadores, organização de eventos, assim como a importante partilha de conhecimentos, objectivos e projectos de desenvolvimento do ténis, sempre pensando no futuro dos fãs e praticantes da modalidade.