• Facebook
Portugal e Ucrânia disputam meia-final da Winter Cup

Portugal e Ucrânia disputam meia-final da Winter Cup

Ficam conhecidos hoje os finalistas da Winter Cup, Zona C, que decorre nos courts cobertos do Complexo Desportivo de Lousada. Portugal tem a possibilidade de alcançar um inédito lugar na final desta prova feminina no escalão de sub-16, mas o objectivo não se adivinha fácil pois tem pela frente a Ucrânia, a principal favorita nesta competição.
 
A selecção portuguesa garantiu logo no primeiro dia uma classificação entre as quatro primeiras selecções desta Zona C, após uma vitória arrancada a ferros, frente à Eslovénia. No encontro de estreia nesta Winter Cup, a representação de Portugal esteve a cargo de Leonor Oliveira, que cedeu diante de Pia Lovric: 6-1, 7-5. No segundo singular, a número um portuguesa, Maria Inês Fonte, igualou o resultado, ao derrotar Ziva Falkner, por 6-4, 6-2.
 
A superioridade da selecção portuguesa só ficou confirmada no encontro de pares, no qual a capitã Joana Pangaio recorreu novamente a Maria Inês Fonte e Leonor Oliveira, que garantiram o 2-1, ao vencer a dupla eslovena Ziva Falkner/Pia Lovric, com os parciais de 6-1, 6-4.
 
Amanhã, às 10 horas, a selecção lusa discute o acesso à final com a Ucrânia, que apresenta três tenistas classificadas no top 20 do ranking europeu do escalão: Alina Tsyurpalevych (13.ª), Daria Snigur (18.ª) e Lyubov Kostenko (20.ª).
 
O outro lugar na final será decidido entre Itália e Espanha. Ontem, as italianas venceram a Bélgica, por 3-0, enquanto as espanholas venceram os dois singulares para derrotarem a Grã-Bretanha, por 2-1.
 
A Winter Cup decorre no sistema de eliminatórias, com todas as selecções a realizarem três encontros, até se definir a classificação da 1.ª à 8.ª posição.