• Facebook
Winter Cups 2018 – Qualificação: Resumo

Winter Cups 2018 – Qualificação: Resumo

Além da selecção lusa que disputou, em Lousada, a qualificação para o Campeonato da Europa de Inverno de sub16 femininos, foram mais três as formações portuguesas que, pela Europa fora, tentaram garantir o apuramento para as respectivas fases finais de sub16 masculinos, sub14 masculinos e sub14 femininos.

A representar o país nas “missões Winter Cups” em Itália (sub14 masc) e República Checa (sub14 fem) estiveram quatro tenistas de clubes AT Porto, dois em cada uma das formações. Conheça, agora, os resultados e classificações finais do passado fim-de-semana.
 

Sub14 Masculinos
José Luís Kendall (SC Porto) e Henrique Rocha (ET Maia) fizeram parte do lote de eleitos do capitão nacional, Hélder Araújo, para competir na Winter Cup realizada em Ronchi dei Legionari, Itália.

Inserida num grupo forte, o Grupo B, a selecção portuguesa nesta competição esteve em bom plano e esteve perto de garantir o apuramento para a fase final.

Portugal estreou-se com uma vitória inequívoca sobre a selecção de Montenegro por 3-0, com Henrique Rocha a vencer o embate de singulares e depois, formando dupla com Kendall, na variante de pares.

Foi no par que se resolveu o encontro frente à Itália, nas meias-finais. Perante a formação que viria a vencer a competição, os pupilos de Hélder Araújo mostraram-se em grande forma: depois do atleta da ET Maia colocar Portugal na frente com uma incrível reviravolta (1-6, 6-3 e 6-2, uma derrota de Diogo Morais deixou tudo empatado na eliminatória. No duelo de pares, Morais/Rocha não conseguiram impedir os italianos de garantir a passagem à final e consequente apuramento.

Já no jogo de atribuição do 3º lugar, os jovens portugueses aproveitaram para mostrar, mais uma vez, a sua qualidade, batendo a selecção austríaca por 2-1. José Luís Kendall cumpriu e triunfou sobre Matthias Ujvary por 7-5 e 6-3. Já com o último lugar do pódio garantido (vitória de Morais no outro encontro de singulares), o par Kendall/Rocha lutou, mas cedeu perante a dupla da Áustria nos pormenores: 5-4(5) 5-4(3) foram os parciais finais.
 

Sub14 Femininos
Foi em Rakovnik, na República Checa, que a selecção capitaneada por Ângela Cardoso tentou a sua sorte na fase de qualificação para a Winter Cup do escalão.

Com as nortenhas Matilde Jorge (CT Guimarães) e Mafalda Guedes (ET Maia) mais uma vez a representar Portugal nos Europeus de Inverno, tudo começou da melhor forma para a turma nacional com um triunfo sobre o Chipre por 3-0. A jogadora da ET Maia foi a primeira a entrar no court. Apesar da derrota no primeiro set, a concentração de Mafalda Guedes foi preponderante para permitir à atleta dar a volta ao resultado (2-6, 6-0 e 6-3) e pôr Portugal na frente da eliminatória. De seguida, Matilde Jorge cumpriu e bateu a adversária cipriota, colocando a equipa portuguesa nas meias-finais ainda antes do embate de pares em que a dupla Mafalda Guedes/Rita Troxado selaria o triunfo luso.

Na semifinal, Portugal tentou mas não conseguiu impedir que a equipa da casa e 1ª cabeça-de-série impusesse o seu favoritismo, cedendo nos três encontros realizados. No confronto que definia o 3º e 4º classificados, a formação portuguesa teve pela frente a Alemanha e, apesar do esforço e dedicação lusos, as jogadoras germânicas levaram a melhor em todos os encontros, terminando assim no 4º lugar da competição continental.
 

Sub16 Masculinos
O sorteio não esteve do lado da equipa portuguesa na Winter Cup realizada em Cholet, França. No encontro de estreia, coube aos pupilos capitaneados por Vítor Ferreira defrontar a equipa da casa, marcando o afastamento prematuro de Portugal.

Já no quadro de consolação, foi a vez de a Áustria, 2º cabeça-de-série da prova se intrometer no caminho da selecção de todos nós. O favoritismo voltou a confirmar-se e os austríacos venceriam pela margem mínima, 2-1.

No último embate da competição, frente ao Luxemburgo, os lusos impuseram-se e ganharam por 3-0, com vitórias individuais de Tiago Torres e Miguel Gomes, assim como da dupla composta por Pedro Araújo e Tiago Torres.