• Facebook
Selecções lusas nos Campeonatos da Europa

Selecções lusas nos Campeonatos da Europa

Seis tenistas desta região representaram Portugal nos Campeonatos da Europa e muito honraram o país na passada semana nas competições dos respectivos escalões, em diferentes cidades europeias.
 

Campeonato Europeu Juniores

Nesta prova decorrida em território suíço, Francisca Jorge, do CT Guimarães, e Hugo Maia, do CT Braga, fizeram parte da equipa que representou o país. Eis os resultados e quadros completos.

Em singulares femininos, a vimaranense entrou bem na competição, vencendo a eslovaca Anja Gal com um contundente duplo 6-1. O desafio que se seguiu, na 3ª ronda do quadro, era mais complicado: Gergana Topalova, da Bulgária, 12ª cabeça-de-série. A jogadora lusa viria a ceder por duplo 6-3. Lúcia Quitério, a outra tenista portuguesa em prova, ficou-se pela primeira ronda.

Em pares femininos, Jorge e Quitério ultrapassaram o primeiro obstáculo, uma dupla norueguesa, por 6-3 e 7-5, no entanto, seriam eliminadas na ronda seguinte perante a dupla que era 5ª cabeça-de-série Kung/Waltert, da Suiça.

Já em masculinos, no quadro de singulares, o campeão regional absoluto, Hugo Maia, esteve em destaque e alcançou a 3ª ronda. Na sua estreia, Maia eliminou L. Delicata (Malta), mas seria afastado na ronda seguinte pelo 11º cabeça-de-série, Jonas Forejtek, da Rep. Checa. Martim L. Prata foi arredado na primeira ronda.

Nas duplas masculinas, Maia /Prata não conseguiram superar os primeiros adversários, a equipa francesa composta por Droguet e Royer, cabeça-de-série nº 9 do quadro em questão.
 

Campeonato da Europa Sub16

Nesta prova realizada em Moscovo, também de 23 a 29 de Julho, Maria Inês Fonte era a única nortenha a participar e a maiata não se deixou intimidar pela qualidade dos oponentes.

No quadro masculino de singulares, Inês Fonte defrontou e venceu a cipriota Maria Constantinou com um duplo 6-4. Frente à gaulesa Jade Bornay, 16ª cabeça-de-série, a jogadora de ET Maia surpreendeu ao vencer um 1º set muito disputado, por 7-6(5), no entanto, Bournay reagiu muito bem e deu a volta ao resultado.

Na variante de pares femininos, Fonte formou equipa com Leonor Oliveira e, juntas, eliminaram Granwehr e Luescher (SUI) no supertiebreak e ainda a dupla 3ª cabeça-de-série proveniente da Croácia, Antonia Ruzic e Tara Wurth. O belo percurso das jovens portuguesas foi interrompido nos oitavos de final pelas búlgaras presentes na competição.
 

Campeonato da Europa Sub14

Henrique Rocha, Mafalda Guedes e Matilde Jorge competiram nesta prova continental organizada na República Checa, deixando boas indicações tanto em singulares como na variante de pares.

Enquanto Henrique Rocha, da ET Maia, foi eliminado na 1ª ronda de singulares, Matilde e Mafalda conseguiram superar as primeiras adversárias no quadro feminino. Mafalda dobrou a eslovaca Brina Sulin pelos parciais de 6-4 e 6-3, vindo a ceder contra a sérvia Darja Suvirdjonkova por 7-6(9) e 6-2. Já Matilde, do CT Guimarães, venceu a romena Anca Todoni e ainda esteve a ganhar a Fatma Idrizovic, 13ª cabeça-de-série, mas consentiu a reviravolta à jogadora da Sérvia.

A prova de pares masculinos, com Diogo Morais, correu melhor a Henrique Rocha. A dupla lusa enfrentou e venceu Gaubas/Mickus, da Lituânia, com um duplo 6-1, cedendo, depois, contra a equipa da casa que se viria a sagrar vice-campeã europeia do escalão.

Já em pares femininos, a dupla que é campeã regional absoluta deste ano exibiu-se em grande forma. Afastando primeiro as romenas Petrix/Todoni por 7-6(5) e 7-6(6), Matilde Jorge e Mafalda Guedes não conseguiram, na 3ª ronda, superar as primeiras cabeças-de-série e agora campeãs europeias da variante, as checas Linda Fruhvirtova e Linda Noskova.

 
A AT Porto parabeniza estes seis atletas que tão bem representaram o país pela Europa fora, esperando que esta tenha sido mais uma experiência plena de aprendizagem e momentos para mais tarde recordar!