• Facebook
Portugal na Fase Final da Galea/Valerio Cup 2018

Portugal na Fase Final da Galea/Valerio Cup 2018

O vice-campeão regional absoluto, Fábio Coelho, treinado na ET Maia, fez parte do selecionado luso que conseguiu o apuramento para a Fase Final da European Summer Cup de Sub18, Galea/Valerio Cup, em Londres.
 
Perante um quadro deveras difícil, Coelho, juntamente com Daniel Rodrigues e Martim Leote Prata, conseguiu um inesperado apuramento para Portugal, que nem partiu como um dos favoritos do quadro.

Depois de vergar a Estónia no primeiro jogo da contenda por 3-0, no qual Fábio Coelho entrou em acção no encontro de pares ao lado de Daniel Rodrigues, a formação nacional conseguiu superar aquela que era a grande favorita à vitória: a Bélgica. Os belgas até entraram a vencer, mas a vitória de Daniel Rodrigues em singulares e o triunfo em pares de Prata/Rodrigues selou a passagem à final do torneio.

Frente a frente com a seleção da casa, os aguerridos lusos não se deixaram intimidar e até começaram a ganhar, perante uma boa prestação de Martim Prata. No embate de singulares seguinte, Fábio Coelho foi escolhido pelo capitão Emanuel Couto, tendo cedido pelos parciais de 6-2 e 6-3. No par, os britânicos conseguiram a reviravolta, sagrando-se campeões da Zona C de qualificação.

A Fase Final desta competição continental será em Todi, Itália, de 6 a 8 de Agosto.
 

Francisca Jorge ajuda Portugal a terminar em 4º na Reina/Soisbault Cup

Em Maglie, Itália, a selecção feminina de Sub18 conclui a qualificação da Summer Cup em 4º lugar. Francisca Jorge fez parte do colectivo luso nesta competição juntamente com Camila Garcia e Lúcia Quitério.

O sorteio ditou a estreia da turma lusa logo contra a 1ª cabeça-de-série, a Itália.  Ainda assim, e apesar do poderia italiano, as portuguesas bateram-se bem: Lúcia Quitério pôs Portugal na frente, no entanto, a jogadora vimaranense não conseguiu dobrar E. Cocciaretto. No par decisivo, a dupla composta por Jorge/Quitério esteve muito perto de garantir o apuramento para a Fase Final da competição, tendo cedido apenas no supertiebreak.

Apesar do infortúnio, a equipa manteve-se animicamente forte e, no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, com a Sérvia, apesar de Camila Garcia perder o primeiro confronto, Francisca Jorge venceu Tamara Malesevic e, mais uma vez num equilibrado encontro de duplas, Jorge/Quitério foi infeliz no supertiebreak.



Maria Inês Fonte competiu na Summer Cup de Sub16

Foi em Northumberland, na Grã-Bretanha, que a selecção nacional feminina do escalão sub16 se apresentou para competir na Summer Cup de Sub16. Entre o lote de eleitos luso, estava a nortenha Maria Inês Fonte.

Portugal começou bem a campanha, enfrentando e batendo a congénere do Luxemburgo por 3-0. Leonor Oliveira e Maria Inês Fonte venceram as respectivas adversárias de singulares e Mariana Campino/Leonor Oliveira não facilitaram no par.

Porém, seguiu-se a Alemanha, que acabou com as esperanças portuguesas de apuramento.  No encontro relativo ao 3º e 4º lugar, a seleção da casa venceria Portugal por 3-0.
 
Parabéns aos três lusos que participaram nestas European Summer Cups!