• Facebook
Nortenhos conquistam 19 títulos no Campeonato Nacional Individual VET 2018

Nortenhos conquistam 19 títulos no Campeonato Nacional Individual VET 2018

Entre 1 e 7 de Outubro, a Vilamoura e a Vale do Lobo Tennis Academy receberam os Campeonatos Nacionais Individuais de Veteranos 2018, onde competiram mais de meia centena de tenistas de clubes da região AT Porto.

Tal como já nos têm habituado, os jogadores e jogadoras nortenhos mostraram-se a um excelente nível e arrecadaram, entre si, 19 títulos de campeão ou vice-campeão, seja em singulares ou pares, dominando em toda a linha. É obra!

A Associação de Ténis do Porto parabeniza todos pelas óptimas prestações na competição.

 
+30 Femininos
Isabel Chorão (CT Gaia), campeã regional do escalão, foi a única representante nortenha no CN Individual de +30 femininos deste ano. No Grupo 2 da fase inicial, Chorão bateu Fátima Ferrer e Joana Henriques, apurando-se para a Fase Final.
Nas “meias”, frente-a-frente com a Joana Valente, a vencedora do Pink Tour 2016 superiorizou-se por 6-2 e 6-1, seguindo para a final. No derradeiro encontro da contenda realizada em Vale do Lobo, Isabel Chorão venceu Patrícia Couto pelos parciais de 7-5 e 6-2, sagrando-se campeão nacional.
Na variante de pares, Isabel Chorão uniu forças com outra atleta do CT Gaia, Ana Morais, e apenas cederam na final da prova, por 6-1 e 6-4, precisamente contra Patrícia Couto/Paula Falcão.
 
+35 Masculinos
O CNI deste escalão contou com vários tenistas de clubes da região envolvidos. Luís Cardoso, do CT Guimarães, foi o único a conseguir o apuramento através do Qualifying, enquanto Jorge Reis (GC Vilacondense), Luís Machado (GC Vilacondense), Mário Sousa (CT Gaia), Mário Daniel (CSNA) e Ricardo Soares (CS Nun’Álvares) ficaram pela fase prévia.

Luís Cardoso juntou-se, assim, no Quadro Principal da competição, a mais oito tenistas desta região: Matthieu Garcia (CT Porto), João Silva (GC Vilacondense), Alexandre Teixeira (ET Maia), Duarte Mendonça (SC Porto), Miguel Brito Gomez (ANA Gondomar), Rodrigo Barbosa (CSNA), Jerónimo Ferreira (CT Viana) e Mauri Brito Gomez (CT Porto).

Depois de umas meias-finais 100% "nortenhas", Matthieu Garcia e Mauri Gomez garantiram lugar na grande final. Gomez contrariou o favoritismo do seu oponente num confronto deveras equilibrado ,triunfando pelos parciais de 6-4, 4-6 [10-8], levando para casa o troféu.


+35 Femininos
Na Fase de Grupos, quatro jogadoras de clubes AT Porto tentaram a sua sorte nesta competição. No Grupo I, Isaura Faria (CT Porto) superiorizou-se à concorrência, onde se incluía a vice-campeã regional do escalão, Maria Alice Marques, jogadora do GC Vilacondense que terminou em 2º lugar no grupo. Já no Grupo II, onde se encontravam mais duas nortenhas, Raquel Sousa Salgueiro (ET Maia) ficou em 2º lugar, apenas com uma derrota, e Ana Morais (CT Gaia) na 3ª posição, ficando impossibilitada de prosseguir.
Na fase a eliminar, Isaura Faria continuou as boas prestações e bateu, nas semifinais, Raquel Salgueiro, seguindo-se, na final, Deolinda Duarte (6-1 e 6-0), levando para casa o troféu nacional.
A dobradinha da tenista do CT Porto ficou selada com a vitória na vertente de pares, ao lado de Célia Sá. Participaram ainda Laura Binnie (CT Porto)/Maria Alice Marques, Catarina Lopes (CT Viana) e Raquel Sousa Salgueiro.

+35 Mistos
Foram várias as duplas compostas por atletas AT Porto nesta variante. Maria A. Marques formou equipa com João Silva (ambos do GC Vilacondense), assim como Ana Morais/Mário Sousa (do CT Gaia) e Miguel B. Gomez (CT Porto), que fez dupla com Fátima Ferrer. Raquel S. Salgueiro/Alexandre Teixeira, da ET Maia, atingiram as “meias”, a mesma fase atingida pelo par do CSNA composto por Clara Estima e Tiago Vasquez.
A final foi disputada pelas duplas favoritas: Isaura Faria/Matthieu Garcia, ambos do CT Porto, e Mauri Brito Gomez (CT Porto), com Deolinda Duarte. Isaura e Matthieu viriam a erguer o troféu após triunfo por 6-2 e 6-0.

 
+40 Masculinos
Cinco nortenhos estiveram em prova no CNI Vet de +40 masculinos. Hugo Lumini Morais (TL Boavista), José Soares (ANA Gondomar) e Valter Martins (CSNA) chegaram aos quartos-de-final. Alexandre Resende, do CSNA, cedeu na 1ª ronda. Porém, o grande protagonista da competição foi Luís Sousa Pinto, do LTC Foz, que se sagrou campeão nacional do escalão.
Em pares, o jogador do LTC Foz também levou para casa o troféu, desta feita ao lado de José Soares. Tiago Vasquez, do CSNA, chegou à final de pares formando equipa com Alexandre Sanches.
 
+40 Femininos
Catarina Lopes (CT Viana) e Magda Leal (CT Porto) foram as jogadoras da região a fazer parte desta competição. As nortenhas enfrentaram-se nas meias-finais, sorrindo o triunfo à campeã regional do escalão: Magda Leal. Na final da prova, a tenista do CT Porto venceu Sandra Valente por 6-0 e 6-1.
As finalistas de singulares Leal/Valente uniram forças na variante de pares e ergueram o troféu juntas.
 
+40 Mistos
Mais um troféu para o ténis da região. A dupla do CT Porto composta por Magda Leal e Pedro Guimarães superou tudo e todos rumo à grande vitória.
 
+45 Masculinos
Vasco Costa, do CT Porto, foi o único a entrar no Quadro de Qualificação e conseguiu o almejado apuramento. Já no Quadro Principal participaram Frederico Fauvelet (CT Porto), Guilherme Caldeira (Boavista TL), Francisco Leitão (LTC Foz), Henrique Assis (Boavista TL) e António Moreira (CSNA). Numa reedição da final do campeonato regional +40 masc., Henrique Assis levou a melhor sobre Fauvelet pelos parciais finais de 6-2 e 6-1, sagrando-se campeão.
Tal como na vertente individual, Henrique Assis, com Guilherme Caldeira, levaram a melhor sobre Frederico Fauvelet (e Pedro Martins) no derradeiro embate de duplas, conquistando a dobradinha. Participaram ainda Vasco Costa, António Moreira, Francisco Leitão, Fernando Almeida e Luís Monteiro nesta competição.
 
+45 Femininos
Clara Fonseca foi a única representante desta região na prova de +45 Femininos e exibiu-se em boa forma, conquistando o “bronze” na competição disputada num formato de Grupo Único.
 
+45 Mistos
Vasco Costa, do CT Porto, formou com Isabel Pinto a dupla vencedora da competição de pares mistos da categoria +45. Um duplo 7-5 deitou por terra as esperanças de Frederico Fauvelet, também atleta do CT Porto, de conquistar o título ao lado de Paula Silvestre.
 
+50 Masculinos
Este campeonato nacional contou com uma Fase Qualificação na qual competiram cinco nortenhos: Carlos Gomes (LTC Foz), Fernando Almeida (CT Porto), José Adelino Silva (CT Porto), Manuel Gomes (CT Porto) e João Monteiro (CSNA). De entre estes, Carlos e Manuel Gomes conseguiram a qualificação.
No Quadro Principal da prova estiveram ainda Pedro Boanerges e André Rothes Barbosa, ambos do CT Porto. Carlos Gomes e Rothes Barbosa foram os que chegaram mais longe, sendo arredados nos “quartos”.
Nos pares, a dupla composta por Alexandre Saraiva e José Guilherme, treinados no CT Porto, foi a sensação do quadro, arrecadando o troféu com um triunfo perante João Valadas/Vasco Graça na final.
 
+55 Masculinos
Os quadros do CNI Vet de +55 contaram com a participação de um total de sete representantes da região norte. Eduardo Ferreira (CT Porto) e Manuel Albino Lima (CT Viana) ficaram-se pelo quadro de qualificação, enquanto Eduardo Barbosa (CT Porto) deixou a competição na primeira ronda do quadro principal.
Em pares, registo para a participação de duas duplas constituídas por jogadores do CT Porto. Fernando Cunha e Sílvio Meneses cederam na primeira ronda, enquanto Vitor Hugo e Vitor Pereira apenas foram parados na final do evento, registando mais um excelente resultado para a região.
 
+55 Mistos
Emília Monteiro e Carlos Reis, ambos do CT Porto, formaram equipa, assim como Fernando Cunha, também do CT Porto, com Maria João Marruz. Ambas as duplas foram eliminadas na 1ª ronda.
 
+60 Masculinos
Foram três os participantes no CNI Vet de +60 masculinos, todos do CT Porto. Carlos Reis e Fernando Cunha bateram-se bem e ultrapassaram o Quadro de Qualificação, acabando por ceder já na 1ª ronda do quadro principal. Já Vitor Pereira mostrou-se imparável e bateu a concorrência para garantir mais um troféu para as vitrinas dos clubes do Norte do país.
Em pares, Carlos Reis (CT Porto) e Mário Santos terminaram a competição na primeira ronda. Igual sorte teve a equipa composta por Armando Sá (CT Porto) e José Pinto.
 
+60 Femininos
Conceição Novo (CT Viana), única participante da região nesta competição, conseguiu um bom resultado ao ultrapassar o Grupo 2 em 2º lugar e saindo  eliminada nas semifinais por aquela que se viria a sagrar campeã da prova, Carmo Santos.
 
+60 Mistos
Na competição de pares mistos, a região Norte foi representada por três atletas. Silva Pereira (ET Maia) e Estrela Seiça ficaram-se pela primeira ronda, ao passo que Vitor Pereira (CT Porto), juntamente com Marília Pinto, e Conceição Novo (CT Viana), que jogou ao lado de Luís Azevedo, atingiram as meias-finais do torneio.
 
+70 Masculinos
Nuno Allegro, do Clube Ténis do Porto, representou esta região da melhor forma, atingindo as meias-finais do evento e cedendo apenas perante aquele que se viria a sagrar campeão nacional do escalão, Joaquim Alho.