• Facebook
Matilde Jorge e Afonso Viana triunfam na Tâmega e Sousa Cup 2018

Matilde Jorge e Afonso Viana triunfam na Tâmega e Sousa Cup 2018

Na passada semana, entre 16 e 19 de Outubro, as instalações do Complexo Desportivo de Lousada acolheram mais uma edição (a terceira) da Tâmega e Sousa Cup que, todos os anos, determina o Campeão Absoluto do Tâmega e Sousa.

Perto de cinquenta atletas de todo o país não perderam esta oportunidade para lutar pelo troféu, pelo prémio monetário que ascendia aos 2.000€ e pelos importantes pontos amealhados num dos últimos torneios nacionais de nível B.

Num quadro feminino bem composto e equilibrado, Matilde Jorge, do Clube Ténis Guimarães, foi mais forte do que toda a concorrência e renovou o título. Depois de deixar para trás Joana Baptista (Boavista TL), Marta Simões e Madalena Amil (Boavista TL), coube a Rita M. Silva (ET Maia) colocar-se no caminho de Matilde Jorge na grande final da competição. Aplicando os parciais de 6-0 e 7-5, Matilde triunfou, pelo segundo ano consecutivo, na competição.

No que diz respeito ao quadro masculino de singulares, foi um wildcard da prova o grande protagonista. Afonso Vaz Viana, treinado na ET Maia, superou tudo e todos rumo à final, onde viria a encontrar e bater Paulo Fernandes (LTC Foz) pelos parciais finais de 6-3 e 7-5, sagrando-se pela primeira vez campeão absoluto do Tâmega e Sousa.

Nesta competição participaram quase meia centena de tenistas um pouco de todo o país e, acima de tudo, é pertinente destacar o desportivismo e bom ambiente denotado ao longo de toda a competição.
 

Eis os protagonistas da prova:
 
Singulares Femininos
Campeã: Matilde Jorge (Clube Ténis Guimarães)
Vice-campeã: Rita M. Silva (Escola de Ténis da Maia)
 
Singulares Masculinos
Campeão: Afonso V. Viana (Escola de Ténis da Maia)
Vice-campeão: Paulo Fernandes (Lawn Tennis Club da Foz)