• Facebook
Lousada Indoor Open II termina em festa

Lousada Indoor Open II termina em festa

Chegaram ao fim duas semanas repletas de bom ténis, muito desportivismo e animação no Complexo Desportivo de Lousada. O segundo torneio da 1ª edição do Lousada Indoor Open foi fechado com chave de ouro, com uma atleta lusa a arrecadar o troféu.

Francisca Jorge, campeã nacional em título e regional em 2017, chegou a Lousada, viu, jogou a um muito bom nível e venceu… a dobrar! Após o seu primeiro título do circuito internacional de ténis ter sido arrecadado no Lousada Indoor Open I, a vimaranense aproveitou a onda de boas exibições e permaneceu incólume em terras lousadenses rumo à conquista do segundo troféu consecutivo.

Perante mais um grande contingente luso (14 jogadoras!) a disputar este Lousada Indoor Open II, o público da região pôde vibrar com o que de melhor o ténis feminino nacional tem para mostrar. Na Fase de Qualificação, de entre as quatro tenistas portuguesas inscritas, a jovem wildcard Maria Santos (ET Maia), de apenas 14 anos, foi a única a conseguir o apuramento após três boas exibições. Maria juntou-se a mais dez lusas que haviam obtido entrada directa no quadro principal e acabaria por ceder perante a experiente 4ª cabeça-de-série, Noelia Zabellos.

Mariana Campino, Lúcia Quitério e Ana F. Santos alcançaram a 2ª ronda do quadro, mas Maria Inês Fonte (ET Maia) e Francisca Jorge (CT Guimarães) conseguiram chegar ainda mais longe. Inês Fonte surpreendeu a 5ª favorita, Kerola Bejenaru (6-3 e 6-4), dobrou Ana Filipa Santos pelos parciais de 6-0 e 6-3 e apenas cedeu perante Alba Carrillo Marin, a oponente de Jorge na grande final.

No derradeiro encontro da contenda, e já depois de derrubar uma ex-top120 mundial (Paula Kania), Francisca construiu a sua vitória de forma inteligente e plena de confiança, aplicando à espanhola de 22 anos uns contundentes 7-6(3) e 6-0, sendo novamente feliz em Lousada.
Com as vitórias nos torneios indoor lousadenses (15.000$ cada), Francisca Jorge saltou para a posição nº 619 no ranking WTA e é a nova nº1 nacional à frente de MJ Koheler e Inês Murta.

Na variante de pares, Olga Azcoitia/Ioana Rosca foram as grandes campeãs após vitória, na final, com um duplo 6-2, frente a Alba Marin/Zeballos.

O Lousada Indoor Open marcou o final de um calendário bastante preenchido de torneios internacionais realizados em Portugal, proporcionando muitas alegrias para o público e atletas portugueses!