• Facebook
Francisca Jorge e João Monteiro são campeões nacionais de 2018

Francisca Jorge e João Monteiro são campeões nacionais de 2018

O campeonato nacional absoluto de 2018 assistiu a um quase completo domínio nortenho. Realizada na semana passada, nos courts cobertos do CT Porto, a competição acolheu quase uma centena dos melhores jogadores e jogadoras de ténis nacionais, entre os quais 36 são de clubes AT Porto.

No quadro feminino de singulares, Francisca Jorge revalidou o título conquistado no ano passado pela primeira vez, dando seguimento a um final de época incrível. Nas duas semanas que antecederam o CNA, a jogadora formada no CT Guimarães arrecadou os seus dois primeiros títulos internacionais em Lousada, no Lousada Indoor Open. Também no CT Porto a vimaranense permaneceu invencível e ergueu o grande troféu.

Sendo 1ª cabeça-de-série do quadro, Jorge começou por eliminar Patrícia Couto (6-0 e 6-1), seguindo-se a sua irmã, Matilde, com um duplo 6-3 e, já nas meias-finais, Cláudia Cianci também não conseguiu reunir argumentos para bater a jovem campeã em título. Se na final do ano transacto Francisca precisou bater a experiente MJ Koehler na final, desta feita a “vítima” foi a sua colega no CAR Jamor, Maria Inês Fonte, formada na ET Maia. Os parciais que deram a reconquista a Francisca Jorge foram 6-2 e 6-1.
Na variante de pares femininos também deu Jorge… a dobrar! A dupla composta por Francisca e Matilde Jorge iniciou sem estatuto de favorita e terminou como campeã. Na final da contenda, as irmãs defrontaram Maria Inês Fonte/Inês Teixeira e venceram com os parciais finais de 6-1 e 7-5.
 

João Monteiro campeão dois anos depois

João Monteiro continua a ser feliz “em casa” e sagrou-se, pela quarta vez, campeão nacional absoluto de ténis. Depois dos títulos maiores do ténis nacional arrecadados em 2011, 2012 e 2016, desta feita a vitória foi consumada no Porto, a sua cidade natal.

Num quadro bastante forte e que contou com vários tenistas desta região em boa forma, Monteiro superiorizou-se, com mais ou menos facilidade, a todos os adversários rumo à final. O derradeiro encontro significou mesmo o desafio mais complicado: Fred Gil, de regresso às grandes exibições, levou o portuense a jogar três sets deveras disputados. No final foi Monteiro quem festejou depois de Gil abandonar a partida quando o placar já apontava 5-0 a favor de João Monteiro.

Neste quadro principal, destaque ainda para Fábio Coelho, vice-campeão regional e campeão do Porto Open Júnior deste ano, que chegou às meias-finais (perdeu com Monteiro), depois de eliminar David Ramalho, Tomás Almeida e o 3º pré-designado, Tiago Cação (6-4, 1-6 e 6-3).

Na variante de pares masculinos, Francisco Cabral (com Cação) foi vice-campeão após ceder, num jogo emocionante, perante os novos campeões nacionais Gonçalo Falcão/GonçaloPereira.

Por fim, em pares mistos, Matilde Jorge conquistou mais um título naquela que foi a sua estreia nos campeonatos nacionais absolutos. Ao lado de José Ricardo Nunes, Matilde ganhou a Cianci/Pereira pelos parciais de 2-6, 6-3 (10-7).

 
Eis os tenistas nortenhos presentes na prova e respectivas prestações:
 
Singulares Masculinos
João Monteiro – LTC Foz: Campeão Nacional 2018
Manuel Gonçalves – CT Porto (2ª ronda QP)
Tomás Almeida – LTC Foz (2ª ronda QP)
Francisco Cabral – CT Porto (QP)
Gonçalo Ferreira – CT Braga (quartos-de-final)
Manuel Almeida – LTC Foz (QP)
Arthur Dussaubat – CT Porto (QP via Q)
Hugo Maia – CT Braga (2ª ronda QP via Q)
Fábio Coelho – ET Maia (meias-finais QP via Q)
José P. Ferreira – CT Braga (2ª ronda QP via Q)
João Guerra - CT Porto (Q)
Jorge Sousa – CT Braga (Q)
Tomas Roll – LTC Foz (Q)
Bernardo B. Teixeira – CT Porto (Q)
Héber Adónis – CT Porto (Q)
Tomás Pinho – CT Porto (Q)
Sebastião Cortez – LTC Foz (Q)
Pedro Alves – TL Boavista (Q)
Valentin de Carvalho – CT Viana (Q)
Rui Miguel Martins – CT Braga (Q)
Afonso Portugal – SC Alberto Sousa (Q)
William Binnie - TL Boavista (Q)
Paulo Fernandes – (Q)
 
Pares masculinos
Francisco Cabral/Tiago Cação: Vice-campeões nacionais 2018

 
Singulares Femininos
Francisca Jorge – CT Guimarães: Campeã Nacional Absoluto 2018
Maria Inês Fonte – ET Maia: Vice-campeã Nacional 2018
Ana Sofia Brandão – SCAS (QP)
Maria Santos – ET Maia (2ª ronda QP)
Matilde Jorge – CT Guimarães (2ª ronda QP via Q)
Rita M. Silva – ET Maia (QP via Q)
Mariana Enguiça – SC Porto (Q)
Bárbara Balancho – LTC Foz (Q)
Flávia Macedo – CT Viana (Q)
Rita Silva – ET Maia (Q)
Mafalda Guedes – ET Maia (Q)
Joana Baptista – TL Boavista (Q)
 
Pares Femininos
Francisca Jorge/Matilde Jorge: Campeãs Nacionais 2018
Maria Inês Fonte/Inês Teixeira: Vice-campeãs 2018
 
Pares Mistos
Matilde Jorge/José Ricardo Nunes: Campeões Nacionais 2018