• Facebook
Winter Cups 2019 – Qualificação: Resumo

Winter Cups 2019 – Qualificação: Resumo

As Winter Cups, Campeonatos Europeus de Inverno, tiveram as suas fases de qualificação no fim do mês de Janeiro/ início do mês de Fevereiro. Apesar de nenhum selecionado ter conseguido o apuramento para a Fase Final, os tenistas portugueses deixaram boas indicações.
 
 
Sub 12- Masculinos
 
João Silva e Salvador Monteiro, ambos do ET Maia, fizeram parte do selecionado luso que juntamente com Tomás Martins disputou a fase de qualificação da Winter Cup Sub12 Masculinos, em Hradek Nad Nisou, na República Checa.
 
Inserida no grupo B, a selecção nacional não conseguiu o almejado apuramento, tendo terminado a competição em quarto lugar.
 
Beneficiando de um “bye”, Portugal iniciou a competição nos quartos-de-final, onde deixou para trás a selecção do Chipre. Salvador Monteiro e João Silva estiveram em evidência. Os tenistas do ET Maia venceram os seus jogos individuais garantindo, desde logo, a qualificação para as “meias”. O resultado de 3-0 viria a ser confirmado no jogo de pares, que contou a participação de João Silva e Tomás Martins.
 
Pior sorte nas meias-finais, onde a equipa portuguesa não conseguiu contrariar o poderio da República Checa, cedendo os três jogos disputados.
 
No jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar, o triunfo de João Dinis Silva no seu encontro de singulares não foi suficiente para evitar a derrota frente à Holanda. Portugal conseguia, ainda assim, um honroso quarto lugar.
 
 
Sub 12- Femininos
 
Lena Couto, do TL Boavista, Angelina Volushchuk e Milana Ivantsiv foram as tenistas que se apresentaram em Rakovnik, na República Checa, aos comandos da capitã da equipa nacional de Sub12, Joana Roda, para disputar a fase de qualificação das Winter Cups. Apesar de falhado o objectivo que era o apuramento, a equipa nacional conseguiu um excelente terceiro lugar na prova.
 
Nota máxima no primeiro confronto frente à Bélgica, onde as tenistas portuguesas conseguiram uma vitória por 3-0. Destaque para Lena Couto, que não só venceu o seu encontro de singulares, como ajudou a sua colega de equipa, Angelina Voloshchuk, a segurar nova vitória no encontro de pares.
 
Menos sorte no encontro a contar para as meias-finais desta fase de qualificação, com Portugal a consentir uma derrota por 3-0, frente à forte seleção da República Checa, 1ª cabeça-de-série do Grupo.
 
No jogo de atribuição do último lugar do pódio, Portugal bateu a Holanda, conseguindo o pleno de vitórias nas três partidas disputadas. A jogar a um bom nível, Lena Couto não cedeu perante Lina Ilahi (6-2 e 6-1) e, uma vez mais com Angelina Voloshchuk, conquistou nova vitória no embate de pares frente a Zielhuis e Britt du Pree (6-3, 6-7 (5) e 10-5).
 
 
Sub 14- Masculinos
 
Hélder Araújo, capitão da equipa nacional Sub14 Masculinos, levou a Itália Luís Saraiva, do CT Porto, João Portugal e Tiago Boschmans para disputar a fase de qualificação do Winter Cup sub14.
 
O selecionado luso não começou da melhor forma cedendo no confronto inaugural frente à Croácia por 3-0, sendo relegado para o quadro de consolação.
 
No primeiro encontro do referido quadro, Portugal viria a derrotar a Hungria por 3-0, apurando-se para a final, onde a equipa lusa seria travada pela Itália (3-0),
 
 
Sub 14- Femininos
 
Capitaneada por Ângela Cardoso, a selecção nacional de sub14 femininos, formada por Laura Durão (CT Braga), Isabel Gonçalves (GC Santo Tirso) e Filipa André, também não conseguiu o apuramento para a seguinte fase da Winter Cup do escalão.
 
Com a Hungria pela frente, na primeira ronda, Portugal não conseguiu contrariar os argumentos da oposição. O resultado de 3-0 atirou Portugal para o quadro de consolação. Também aí Portugal não foi feliz, cedendo frente à Finlândia (3-0) e, posteriormente, na fase de Play-off desse mesmo quadro, frente à Áustria (3-0).
 
 
Sub 16- Masculinos
 
A cidade de Cholet, França, recebeu Henrique Petiz (Tennis Lovers Boavista), Miguel Gomes (CC Quinta da Moura) e Henrique Rocha (ET Maia), capitaneados por Vítor Ferreira, para disputar a fase de qualificação Winter Cup de sub-16 masculinos.
O primeiro encontro não teve o desfecho desejado, com o selecionado luso a ceder perante a Bélgica por 2-1. No quadro de consolação, Portugal não deu hipóteses, batendo Malta (3-0) e Holanda (2-1) para segurar o primeiro posto desse mesmo quadro.
 
Sub 16- Femininos
 
De 2 a 4 de Fevereiro, o Complexo Desportivo de Lousada recebeu a fase de qualificação do Winter Cup do escalão de Sub16 femininos.
 
A prova contou, para além de Portugal, com as seleções da Bélgica, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Eslovénia, Espanha e Ucrânia. Para esta competição, a capitã Joana Pangaio chamou Matilde Jorge (CT Guimarães), Mafalda Guedes (ET Maia) e Mariana Campino.
 
Portugal entrou forte na competição com uma vitória por 3-0 frente ao Luxemburgo. Mariana Campino deu o mote para a vitória portuguesa ao bater Ada Dealcantara, por 6-2 e 7-6 (3). De seguida, Matilde Jorge triunfou sobre Marie Weckerle, por 6-2, 5-7 e 7-5, e carimbou a passagem de Portugal às meias-finais. No encontro de pares, Mafalda Guedes e Matilde Jorge derrotaram Erna Brdarevic e Ada Delcantara (5-7, 6-0 e 10-5).
 
Nas meias-finais, Portugal não foi feliz, perdendo a eliminatória por 3-0 frente à poderosa selecção da Sérvia, 1ª cabeça-de-série da competição. Portugal viria a repetir o mesmo resultado no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar, frente à França, conseguindo o quarto posto nesta fase de apuramento.