• Facebook
Jornada Técnica 2019: estágios Sub12/14/16/18 e prelecção

Jornada Técnica 2019: estágios Sub12/14/16/18 e prelecção

A Associação de Ténis do Porto prepara-se para organizar, a 2 de Março, a primeira Jornada Técnica de 2019, no Complexo Desportivo de Lousada.

O evento vai contar com os estágios das selecções regionais de todos os escalões juvenis (Sub12, Sub14, Sub16 e Sub18), além de uma prelecção relevante para toda a comitiva que fará parte do estágio. A orientar tanto a parte de treino como a prelecção estarão três nomes de relevo internacional: Pancho Alvariño, João Peralta e Miguel Crespo.

Realce-se que a prelecção de Miguel Crespo, das 15h às 16h, que vai expor dados estatísticos de participação e rendimento do Ténis nacional e internacional, enquadrando-os com as tendências e perspectivas do ténis num futuro próximo, será aberta ao público.


Apresentamos, assim, o plano de actividades para esta Jornada:
 
 Estágio (10h - 12h e 16h - 18h)
 

- Escalões: sub16 - sub18
 
Actividade: Trabalhos sob linha de acção: “Padrão de jogo em jogadores de competição”
 
Orientação: Pancho Alvariño
 
Pancho Alvariño é o director da ‘Pancho Alvariño Academy’ em Valência, Espanha (www.panchoalvarino.com). Trabalhou com vários jogadores de topo a nível internacional, como David Ferrer, Marat Safin, Dinara Safina, Igor Andreev, Anabel Medina, entre outros. Era o capitão da Selecção Espanhola que venceu a Fed Cup pela primeira vez, com Arantxa Sanchez e Conchita Martínez (1991). Há mais de 15 anos que, como treinador, acompanha jogadoras do Circuito WTA. É também autor de vários artigos de ténis em publicações da especialidade e tem feito apresentações em todo o mundo, nomeadamente em Portugal, e em conferências da ITF. 
 
 
- Escalões: sub12 - sub14
 
Actividade: Avaliação de indicadores de performance e identificação de valores relacionados com aumento de probabilidade de ocorrência de lesão. Os dados recolhidos permitirão não só caracterizar o escalão e definir valores referência para o mesmo, como também orientar no estabelecimento de objectivos individuais e delineação do processo de treino.
 
Orientação: João Peralta
 
João Peralta é treinador Nível III da Federação Portuguesa de Ténis, com Mestrado em Treino de Alto Rendimento na FADEUP, que se tem dedicado ao treino físico de vários jogadores de ténis, nomeadamente Leonardo Tavares e João Domingues (actualmente 3º melhor jogador português). Actualmente conjuga essas funções com a de preparador físico no TL Boavista. O seu trabalho encontra-se exposto em www.treinoerendimento.com.
 
 
 
Prelecção (15h - 16h)
 
Local: sala de conferências de imprensa do Complexo Desportivo de Lousada
 
Assunto: Dados estatísticos de participação e rendimento do Ténis em Portugal e no mundo — primeira e inédita apresentação de dados recentes recolhidos pela ITF e seu enquadramento com as tendências e perspectivas do ténis para os próximos anos
 
Prelector: Miguel Crespo
 
Miguel Crespo dirige o Tennis Development Department da International Tennis Federation (ITF). É responsável pelo ITF Coaches Education Programme e tem estado envolvido na autoria de várias publicações da formação de treinadores da ITF, nomeadamente: ITF Advanced Coaches Manual; ITF School Tennis Initiative Teachers Manual; “Being a Better Tennis Parent” e “The Tennis Volunteer”, entre outras publicações de relevo. Realiza pelo mundo vários workshops da ITF para treinadores, sendo o observador responsável pelo desenvolvimento do treino no ténis. É doutorado em Psicologia Desportiva e foi director da formação da Real Federación Española de Tenis. Entre 1984 e 1989, foi treinador e capitão de Selecções Juvenis da RFET.


         
                   João Peralta                                                     Miguel Crespo                                                 Pancho Alvariño